O "marketeiro" imobiliário
Publicado em 18 de Agosto de 2009
O mercado imobiliário é um dos que mais crescem no Brasil. Com ele, várias profissões e atividades vêm se desenvolvendo, como o profissional de marketing imobiliário, popularmente chamado de marketeiro imobiliário, ou marketólogo imobiliário.
Com a crescente demanda por habitação, a tecnologia acessível, a padronização de processos e o crédito farto, a construção de habitações acaba tendendo a se tornar comoditizada. Desta forma, a figura do profissional de marketing imobiliário emerge com uma grande força. Desde uma minuciosa pesquisa de mercado até o panfleto de vendas, a forma como cada produto será posicionado chega a ser tão importante quanto sua arquitetura e qualidade construtiva.
Neste contexto, grandes profissionais e empresas se destacaram nos últimos anos por terem sido pioneiros na atuação deste mercado. A contribuição que trouxeram foi valiosíssima, e a semente foi plantada. Desde então o marketing imobiliário tem ganhado mais importância, mais voz e mais autonomia nas construtoras, empreiteiras e afins, e com isso também estão ganhando mais dados, mais informações, mais verba. Como consequência, mais resultado.
Vender um imóvel não é como vender um bem de consumo qualquer. O marketing imobiliário possui formas peculiares de ser trabalhado.
Hoje em dia os profissionais de marketing imobiliário deixaram de ser vistos como simples figurantes em um filme onde engenheiros e arquitetos sempre foram os protagonistas e estão provando que, cada um a seu posto, promover a união e a sinergia traz resultados consistentes para todos.
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O termo correto para o profissional de marketing é marketólogo.
Não seria mercadólogo???
Prefiro o termo profissional de marketing mesmo... apesar de achar irrelevante. Essa discursão... Interessante esse site não conhecia. A matéria e interessante. E concordo plenamente. Eu mesmo comecei a atuar no marketing imobiliário em 2001, e na épocar não era fácil encontrar matérias ou publicações (quem diria um site inteiro) sobre o tema. E hoje percebo uma evolução e aumento da demanda por profissionais com experiência na área. Acho muito bom, principalmente pelo aumento no número de oportunidades. Espero que nos próximos anos, seja possível perceber o amadurecimento da área, e o mais importante, um direcionamento para o objeto do marketing: as necessidades do cliente.
Isso que você falou é fato: "O marketing imobiliário possui formas peculiares de ser trabalhado." Ponto positivo para os já profissionais do mercado imobiliário, afinal apesar de grande competitividade, de certa forma pelo que vejo na grande maioria das imobiliárias / construtoras falta qualificação neste setor. Reflexo este é a falta de inovação (inovação existe, mas ainda em fase embrionária, representada por uma pequena fatia de empresas do segmento)
Gostaria de aproveitar para divulgar que a Tecnisa esta com vagas na área de marketing ( Analista de Comunicação e Analista de Marketing Produto). Interessados acessar o portal de RH - www.tecnisa.com.br/trabalheconosco
Certamente que nossa função de cuidar da comunicação estratégica da Construtora, ampliando e fortificando os canais de relacionamento com os clientes nós torna tão importante quando qualquer outro profissional que faça parte da "engrenagem" da empresa. Muito bom o texto. @RodrigoBosshard Gerente de Marketing da Construtora Brascon (@Brascon | pioneira na PB em utilização de mídias sociais como forma de interação com os consumidores)
Interessante esse artigo, acho que está confundindo um funcionário de construtora ou sócio que cuida da campanha publicitária, chamados de profissionais de marketing, isso e uma afronta com os publicitários que colocam a mão na massa para criar campanha, montar folder comerciais animações para internet cds, etc. e uma injustiça com os corretores de imóveis que compram a idéia do empreendimento vejam só sos lançamentos imobiliários primeiro e feita a venda para o corretor depois para o publico em geral. são os corretores que convidam e convencem os clientes do melhor negócio etc. que são fiscalizados nos stands que tem que etá em dia com suas obrigações junto ao conselho. e que não tem salário nem direitos trabalhistas e trabalham como verdadeiros escravos muitas vezes tomando conta de stand ou obras quando restam poucas unidades e agora aparecem marketeiros, marketeiros e corretor que ligam para o cliente até encher o saco, levam material a sua residência ou escritório convidam para conhecer a obra etc é não se esqueça e profissional regulamentado. tem conselho é o único profissional credenciado para negociar imóveis visite http://portal.cofeci.gov.br
Interessante, porém me deixou mais confusa ainda. Afinal qual a diferença entre todas essas profissões? Parece que tudo depende da verba da construtora ou imobiliária, caso contrário o mesmo que vende é quem responde pela divulgação... Por isso talvez a confusão entre corretor, mercadólogo como se dizia antigamente, publicitário etc. Cada um com certeza tem seu espaço definido mas, na prática está uma bagunça. Aguardo, esclarecimentos. Obrigada, Sandra
Muito interessante essa nomeclatura de marketing , marketeiro , mercadologo , pois hoje atuo como corretora de imóveis e sou formada em marketing e publicidade, o ´profissional de marketing , ou seja quem analisa o mercado sempre em movimento , é quem deve dar as diretrizes para que a campanha de lançamentos de produto ocorra com sucesso , afinal ele estudou muito para isso , porém hoje como corretora , em um mercado extremamente competitivo, é que o corretor tem de ser marketeiro também , pois o seu trabalho depende de estratégias de mercado muito bem definidas para atingir o seu target, visto que hoje os clientes só irão até um stand de vendas quando já estiverem com informações mais definidas que foram buscar de várias formas , daí o corretor marketeiro terá de pesquisar como encontrar esse cliente , quais são seus hábitos , preferências . Para mim é muito estimulante pois posso utilizar muito a minha criatividade e buscar novas formas de mídia e verificar os resultados . Mas o importante é que cada vez mais os corretores tem de ser muito preparados para esse mercado tão exigente e dinâmico .
VALE LEMBRAR QUE MARKETING É UMA FERRAMENTA DA ADMINISTRAÇÃO COMO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÃO FERRAMENTAS ESSENCIAIS DO PLANO DE MARKETING. DENTRO DE UM CENÁRIO ALTAMENTE COMPETITIVO, A ESPECIALIZAÇÃO SE CONVERGE COM AS MULTIPLIDADES DAS FUNÇÕES. TODOS QUE FAZEM PARTE DE UMA COORPORAÇÃO DEVEM ASSUMIR POSTURA EMPREENDEDORA TENDO COMO PONTO CENTRAL O POSICIONAMENTO NA MENTE DO CLIENTE.
Favor não nos chamar de "marketeiros". Esse termo é usado de forma pejorativa. Ou Mercadólogo ou profissional de marketing.
Parabéns pelo artigo , e parabéns aos profissionais de marketing
Marketing imobiliário. Como o próprio início já diz, trata-se de uma profissional imcumbido de realizar pesquisas de mercado, avaliar as oportunidades e ir ao encontro dos desejos e necessidades mais íntimo futuro morador. A nomenclatura que o próprio mercado diz: mercadólogo, marketeiro, profissional de marketing,(...)são,na realidade, a mesma coisa. O profissional de marketing possui responsabilidades de assumir todo planejamento do produto imobiliário até o posiiocnamento de um empreendimento imobiliário. Quert seja vertical ou horizontal. No Brasil ainda não existe um curso de pós-gradução ou até então de graduação para esse fim. Essa função veio se desenvolvendo ao longo dos anos e se tornou, uma ferramenta imprecindível para o sucesso nas vendas. E por escrever de vendas é oportuno citar que vendas não é marketing. O corretor (vendedor) necessita vender o produto. Se ele não tem um produto o que ele vai vender? É ai que precisamos nos posicionar de forma mais efetiva. O profissional de marketing cria, analisa e faz parte do seio das empresas, ou seja, o engenheiro constrói o que está no papel, o arquiteto dá vida ao empreendimento e o profissional de marketing comunica ao mercado e convida os novos moradores sobre as vantagens de residir em um emprendimento inovador. Esses consumidores não querem e não desejam que seu tempo, dinheiro, e desejos sejam frustados. Eles almejam que seus olhos brilhem ao adquirir um empreendimento imobiliário que deem qualidade de vida. Em um posicionamento pessoal afirmo que existem muitos profissionais de publicidade que não são profissionais de marketing. O publicitário é aquele que da vida ao briefing, que por sua vez esse briefing é criado por um profissional de marketing que tem, em sua responsabilidade, trazer à tona os desejos e necessidades do consumidor. Espero ter ajudado com alguma informação. Forte abraço a todos. Fabiano Lima fabiano.clyma@gmail.com
Interessante o artigo. Como somos especializados em marketing imobiliário, sabemos bem a importância da estratégia e do planejamento, sem os quais um folder ou anúncio bem produzido seria mais um, entre centenas de lançamentos que vemos todos os dias. Mais do que uma criação bem feita (obrigação de toda agência), é fundamental um planejamento estratégico inovador. abrs a todos. Nilson Colombo n.colombo@terra.com.br
É bom observar que na hierarquia do engenheiro ao publicitário, chega ao vendedor a missão de colocar de forma eficiente que o empreendimento atende o anceio do cliente. Em comtrapartida este é o menos preparado, com pouco conhecimento técnico, diminuindo sua argumentação, e principalmente sem nenhum subsidio financeiro até o ganho efetivo da venda. Se levarmos em conta que a maioria são desempregado em busca de oportunidade, como pode bancar custos?? é hora de olharem os profissinais de vendas de uma forma mais humana, criando condições para ele, seja no plantão ou na ilha (telemarketing ativo ), sobreviver até alferir ganhos.
Muito interessante o artigo. É importante para o corretor de imóveis no mercado competitivo de hoje, ter um bom conhecimento de marketing imobiliário, pois entender o mercado, o consumidor e ferramentas de venda será decisivo para que o profissional se diferencie e valorize a sua marca pessoal em um mercado que cresce a cada dia. Interessante também é esse novo mercado surgindo para o marketing imobiliário. No mercado imobiliário como um todo, falta qualificação, principalmente na área de estratéria e liderança. Jorge de Oliveira Jr. jorge.imovelcerto@hotmail.com
Eu moro nos Estados Unidos e gostaria saber mais do mercado imobiliario lá, qual seria a diferença entre um corretor de imoveis e un profisional de marketing imobiliario? Para voçes pode estar claro mas como aquim e diferente para mim não esta claro, se alguem podria explicar, agradeçeria muito. Obrigado
Bom, eu trabalho com Marketing para Construtoras e Imobiliárias. A diferença entre um Consultor de Vendas(Corretor) é enorme, a funça do corretor é vender o empreendimento, o Consultor de Marketing é preparar o planejamento de marketing do empreendimento. Gera estratégias, pesquisar o mercado e elaborar ações publicitárias, marketing de guerrilha, midias sociais, estratégias de vendas,endomarketing etc. O marketing é muito mais amplo e deve ser bem explorado pelas empresas.
Marketeiro e Mercadólogo pegaram pesado ... é pejorativo. O correto é profissional de marketing.
Marketeiro imobiliário, ou marketólogo imobiliário, o nome certo não sei bem ainda, sei que eu trabalho com marketing imobiliário.