*Por Eduarda Tolentino, sócia e presidente da BRZ Empreendimentos
Ou você está crescendo ou está morrendo. Esse é o lema que move o mundo dos negócios. Em um mercado competitivo, o foco precisa estar sempre em progredir, por menor que seja o degrau a ser subido. Por isso, as empresas da construção civil devem se perguntar diariamente o que precisam fazer para elevar o patamar ao próximo nível.
Depois de mais de 20 anos no segmento, acompanhando desde criança uma companhia sair de uma empresa familiar para uma organização que pede entrada na Bolsa de Valores, pude perceber pontos importantes para os CNPJs decolarem na área.
Planejamento de manhã, tarde e noite
Não importa qual o tamanho da sua construtora, o planejamento estratégico deve ser o seu guia. É ele quem dita o que precisa ser feito e, principalmente, aquilo que necessita de ajuste de rota.
Ter uma estratégia consolidada e que vise ao longo prazo é o pontapé inicial para qualquer companhia que queira progredir. Porém, não são todos os gestores que se debruçam sobre o poder de um planejamento específico e aprofundado – o que pode ser considerado o cerne das falências que vemos todos os anos.
Há coisas impossíveis de serem previstas. Mas o que pode ser premeditado é obrigatório estar no radar dos executivos.
Olhar apurado de gestão
O mercado imobiliário não aceita erros. Afinal, as obras contam com orçamentos expressivos para o cofre das construtoras. Por isso, saber gerir a construção dos empreendimentos é o tendão de Aquiles e, ao mesmo tempo, a maior oportunidade de crescimento.
Quando bem-sucedidas, as obras trazem retornos financeiros interessantes. Agora, quando malsucedidas, o tombo pode ser grande e, às vezes, até impossível de se levantar.
Quem vive a construção civil diariamente sabe do que estou falando. Construtoras de sucesso e que perduram com o tempo não são aquelas que constroem os prédios mais modernos, e sim as que têm times habilidosos em gerenciar as estratégias e os orçamentos definidos no início do projeto.
Busca incessante por inovação
A forma de construir de hoje não é a mesma de dez anos atrás. No setor de imóveis, o tempo passa mais rápido. Quando a sua companhia dominou uma forma de trabalhar, já surge outra que precisa ser implementada em velocidade recorde. Gostando ou não, essa é a realidade – e é com ela que precisamos lidar.
Nesse sentido, as construtoras que venceram a prova dos anos unem o que há de inédito no mercado com os princípios que regem o segmento. Aqui, podemos citar a adoção de tecnologias disruptivas de construção, a exemplo do BIM (Modelagem de Informações da Construção), drones para levantamentos e software de gestão de projetos.
Esses aparatos tecnológicos aceleram o desenvolvimento das iniciativas, elevando os níveis de segurança e qualidade. E qualidade não quer dizer somente o acompanhamento das obras: ela significa prometer, cumprir e encantar o cliente em todas as fases de compra do imóvel.
As empresas que ganham destaque têm uma filosofia em comum: o cliente está sempre no centro da decisão. Faça chuva ou faça sol, o foco está no consumidor.
Ter a opinião pública a seu favor
Se olharmos para trás e observarmos a história das grandes construtoras que faliram, é possível notar uma certa desavença com a opinião pública. Aqui, entram pontos como a relação com a mídia, as descobertas de escândalos e a forma de divulgação das obras realizadas.
Ou seja, podemos elencar o desenvolvimento de uma comunicação clara e transparente como uma característica das empresas que chegam ao topo e conseguem fazer o mais difícil: manter-se por lá.
Nesse contexto, ainda mais diante das demandas de hoje, é parte essencial do sucesso dos empreendimentos ter olhos voltados ao mundo tech e às representações ESG.
Um time acima da média
Em qualquer conselho que me pedem sobre como alavancar uma empresa, a resposta perpassa por ter times capacitados e acima da média. Falo isso com convicção. Após vivenciar diversos momentos à frente de um negócio, posso dizer que os picos de crescimento chegam quando os frutos da construção de equipes qualificadas começam a ser colhidos. Pode até demorar um pouco, mas o resultado faz cada esforço valer a pena.
A construção civil é um dos mercados que mais proporcionam crescimento exponencial de empresas. Porém, são poucas as que chegam a patamares expressivos – somente aquelas que aceitam pagar o preço que o caminho do sucesso pede.
*Eduarda Tolentino é sócia e presidente da BRZ Empreendimentos, incorporadora nascida em 2010, em Belo Horizonte. Com inovação em seu DNA, a companhia investe fortemente em ações de tecnologia dentro de seus projetos
Eduarda Tolentino, sócia e presidente da BRZ Empreendimentos
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