Redes sociais, sites e aplicativos imobiliários lideram a preferência de quem busca por imóvel, de acordo com uma pesquisa da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados utilizam redes sociais ou sites que reúnem várias imobiliárias, enquanto 31% preferem sites ou aplicativos de imobiliárias específicas.
No entanto, apesar da liderança dos canais digitais, alternativas tradicionais ainda têm espaço relevante na jornada de busca: 29% mencionaram indicações de amigos ou familiares, 27% citaram a procura presencial em ruas de interesse, 23% destacaram placas de “vende-se” nos imóveis e 21% a ajuda de corretores.
“As pessoas tentam mesclar o melhor dos dois mundos. Elas buscam tanto a praticidade e agilidade dos meios digitais quanto a segurança e maior personalização que o atendimento presencial com corretores proporciona”, avalia Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft. “A pesquisa evidencia que, apesar da predominância do digital, estratégias que combinem abordagens online e presenciais podem alcançar um público mais diverso e atender melhor às diferentes demandas do mercado de aluguel.”
O estudo foi realizado de forma quantitativa entre os dias 21 de outubro e 6 de novembro de 2024, por meio de questionário que contou com 1.200 respondentes, distribuídos igualmente entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Além do uso direto das redes sociais (34%), anúncios e propagandas nesses canais (21%) também demonstram impacto, reforçando a importância do marketing digital no setor imobiliário. A pesquisa evidencia como a transformação digital tem moldado a forma como imóveis são procurados e encontrados no Brasil.
O estudo ainda identificou que meios menos comuns de busca incluem leilões (8%) e grupos de WhatsApp (13%).
Como você tem pesquisado ou pretende começar a pesquisar por imóveis?
Meio de Busca Percentual Por meio de uma rede social 34% Em um site que reúne várias imobiliárias 34% Em um site ou aplicativo de uma imobiliária 31% Pedindo indicação de amigos ou familiares 29% Presencialmente, andando ou passando pelas ruas 27% Por meio de propaganda/anúncio em sites 26% Por meio de placas de “vende-se” ou “aluga-se” nos imóveis 23% Na imobiliária (pessoalmente) 21% Por meio de corretores 21% Por meio de propaganda/anúncio em redes sociais 21% Perguntando a moradores na região de interesse 21% Em um grupo de WhatsApp 13% Em leilões 8%
Fonte: Loft/Offerwise
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