CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 12,25% (11/Dezembro/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,66% (06/Janeiro/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +0,93% (14/Janeiro/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA +0,02 (23/Dezembro/2024) | IGP-M +0,94% (27/12/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,41% (23/Dezembro/2024) | IPCA +0,52% (10/Janeiro/2024) | INCC-M +0,51% (23/Dezembro/2024) | INCC-DI +0,50% (07/Janeiro/2024) | IVAR 1,28% (07/Janeiro/2024) |

O que significa Taxa SELIC?

Afinal… Qual é o significado de SELIC?


Taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira e um dos principais instrumentos da nossa autoridade monetária atuar no controle da inflação. Ela está relacionada diretamente com o custo do crédito, por esta razão ajuda a balizar as taxas de juros praticadas pelos bancos de uma forma geral em empréstimos e financiamentos.


Para que serve a SELIC?

A SELIC, taxa básica de juros, é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.


Por que a SELIC sobe ou desce?

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, pretende conter a demanda aquecida, causando reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas seguram a atividade econômica. Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Entretanto, as taxas de juros do crédito não variam na mesma proporção da Selic, pois a Selic é apenas uma parte do custo do crédito. Os bancos também consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.


Quando é a reunião do COPOM?

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.


* Com informações da Agência Brasil


Entenda melhor o que significa SELIC neste vídeo.


Um kit completo de livros sobre o mercado imobiliário! Desde as primeiras considerações sobre investimento em imóveis de vários tipos, passando por todas as etapas da incorporação imobiliária.

Compartilhar

Conheça mais

Inscreva-se GRATUITAMENTE para receber atualizações

Banca VGV