Logo Grupo VGV horizontal
CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 11,25% (06/Novembro/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,60% (05/Novembro/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +0,46% (20/Novembro/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA +0,07 (25/Outubro/2024) | IGP-M +1,52% (30/10/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,64% (25/Outubro/2024) | IPCA +0,56% (08/Novembro/2024) | INCC-M +0,67% (28/Outubro/2024) | INCC-DI +0,68% (06/Novembro/2024) | IVAR -0,89% (06/Novembro/2024) |

Incorporadoras de alto padrão apostam no Minha Casa, Minha Vida para crescer em 2024

Compartilhar a notícia

Segmento econômico atraiu atenção em 2023 e anima incorporadoras a seguirem investindo

No cenário dinâmico do mercado imobiliário brasileiro, as incorporadoras de alto padrão estão encontrando oportunidades surpreendentes no Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Em um movimento estratégico, empresas como Nortis, Patrimar e Benx, conhecidas por atuarem no segmento de alta renda, estão voltando seus olhares para o segmento econômico, impulsionadas pelo sucesso e estímulo do programa em 2023.

A Nortis, que opera na alta renda e na classe econômica por meio da marca Vibra, viu cerca de dois terços de suas vendas e metade de seus lançamentos em 2023 advindos do MCMV. Bruno Ghiggino, diretor financeiro da empresa, destacou a relevância desse movimento: “Tem a ver com o momento, o econômico está super estimulado, vive excelente fase.”

Outras gigantes do setor, como Patrimar e Benx, também aderiram a essa tendência. A mineira Patrimar, através da marca Novolar, planeja expandir sua participação no MCMV em 2024, reconhecendo a resiliência e a demanda praticamente inesgotável do programa, conforme afirmou Alex Veiga, CEO da empresa.

Já a Benx, que possui a VivaBenx para atuar no MCMV, enfrentou desafios em 2020 para viabilizar projetos nesse segmento. No entanto, as mudanças implementadas no programa em 2023, como o aumento do preço máximo de venda e o prolongamento do prazo do financiamento, mudaram o cenário. Luciano Amaral, CEO da Benx, afirmou que a empresa tem quatro lançamentos preparados para 2024, destacando que a plataforma voltou a ficar atrativa.

Concorrência Acentuada e Estratégias das Incorporadoras

A faixa superior do programa, destinada a famílias com renda entre R$ 4,4 mil e R$ 8 mil, é o foco principal dessas incorporadoras. A concorrência em São Paulo, entretanto, está se intensificando. Bruno Ghiggino, da Nortis, observa que a forte demanda estimulou a entrada de novos competidores, levando ao aumento dos preços dos terrenos.

Uma mudança notável é a disposição dos novos concorrentes em adquirir terrenos com pagamento em dinheiro, em vez de permutas, método tradicional no setor. Ghiggino alerta que essa prática representa um desafio, enquanto a Nortis procura minimizar os pagamentos em dinheiro sempre que possível como parte de sua estratégia.

A concorrência acirrada não se limita a São Paulo, afetando outros padrões e prejudicando o crescimento dos preços de venda, segundo Luciano Amaral, CEO da Benx. Ele destaca que gestoras de investimento tornaram-se players importantes no mercado, fornecendo liquidez para que as incorporadoras possam comprar terrenos em dinheiro em troca de participação no projeto.

Projeções e Estratégias para o Futuro

Apesar dos desafios, as incorporadoras mantêm projeções ambiciosas. A Benx, que projetava lançamentos de R$ 2,2 bilhões em Valor Geral de Venda (VGV) em 2023, agora planeja entre R$ 1,9 bilhão e R$ 2,1 bilhões para 2024. A Patrimar espera manter seu patamar recorde de cerca de R$ 2 bilhões em VGV lançado em 2023.

Quanto à Nortis, a empresa elevou os lançamentos em 30% em 2023, atingindo R$ 1,1 bilhão em VGV potencial. Apesar da incerteza do cenário econômico, a empresa não descarta a possibilidade de uma oferta pública inicial (IPO) em 2024, enquanto monitora atentamente as oportunidades de mercado.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as incorporadoras continuam a explorar estratégias inovadoras para garantir seu espaço e prosperidade, adaptando-se dinamicamente às mudanças no cenário econômico e nas demandas do consumidor.

Fonte: Valor Econômico

___

Fique bem informado sobre o mercado imobiliário através do canal do Portal VGV no WhatsApp. Siga já e receba nosso conteúdo em primeira mão: https://whatsapp.com/channel/0029Va8dBp9LI8YX1F7tpl22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar a notícia

Veja mais

Escolher boas ferramentas para imobiliárias pode ser uma importante virada de chave no seu negócio. No cenário atual, o mercado ...
Neste artigo, exploraremos 5 dicas cruciais para garantir um planejamento estratégico de marketing imobiliário eficaz....
Neste artigo, exploraremos dicas de gestão que podem ajudar incorporadoras de médio porte a crescer de forma sustentável e a ...
Aqui, vamos explorar as melhores práticas, ferramentas e estratégias para um corretor de imóveis que deseja impulsionar suas vendas e ...
Se você já se perguntou como aumentar visitas no stand para um lançamento imobiliário, este artigo é para você. ...
Este artigo explora as principais estratégias para criar e consolidar uma marca forte no setor imobiliário, incluindo a definição de ...
A Lei 14.620/2023, reforçada Pela Portaria 724/2023 do Ministério das Cidades, é muito clara ao proibir alienação, locação ou ...
Tecnologia nas imobiliárias… A tecnologia tem revolucionado a maneira como fazemos negócios, e no mercado imobiliário isso não é exceção. ...
Nos últimos meses de 2024, o mercado imobiliário brasileiro apresenta um cenário de desafios e oportunidades, principalmente em razão de ...
Os brasileiros que estão planejando comprar um imóvel ainda este ano enfrentam um novo desafio: bancos restringem financiamento imobiliário em ...

Banca VGV