IGMI-R +0,91% (25/03/2025) | CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 14,25% (19/Março/2025) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,60% (01/Abril/2025) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +1,07% (18/Março/2025) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA +0,42 (26/Março/2025) | IGP-M -0,34% (28/03/2025) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,64% (26/Março/2025) | IPCA +1,31% (12/Março/2025) | INCC-M +0,38% (26/Março/2025) | INCC-DI +0,40% (10/Março/2025) | IVAR 1,81% (07/Março/2025) |

Preço dos imóveis residenciais deve seguir aumentando em 2024

Compartilhar a notícia

A tendência do preço dos imóveis residenciais é de alta. É isso o que apontam os principais índices que acompanham o setor. Neste conteúdo, nós fomos investigar e conversar com um especialista para entender o cenário, acompanhe.

A tendência do preço dos imóveis residenciais é de alta. É isso o que apontam os principais índices que acompanham o setor. Neste conteúdo, nós fomos investigar e conversar com um especialista para entender o cenário, acompanhe.

A pauta de hoje é o preço do imóveis residenciais, que seguem se valorizando no Brasil. Dados recentes do índice FipeZap mostram que o valor pedido nos anúncios de venda acumulam uma alta de mais de 5% nos últimos 12 meses. Outro índice que também monitora a valorização dos imóveis, desta vez o IGMI-R, da Abecip, aponta uma valorização de cerca de 8% dos últimos 12 meses.

A famosa valorização imobiliária parece nunca ter fim. Enquanto muita gente fica esperando os preços baixarem para comprar, os imóveis seguem se valorizando e batendo recordes.

Quanto os imóveis residenciais estão valorizando?

Dados recentes do índice FipeZap mostram que o valor pedido nos anúncios de venda acumulam uma alta de mais de 5,31% nos últimos 12 meses:

Evolução do preço dos imóveis segundo o DataZap - Dados referentes a Fevereiro/2024

Outro índice que também monitora a valorização dos imóveis, desta vez o IGMI-R, da Abecip, aponta uma valorização de cerca de 8,30% dos últimos 12 meses pesquisados, veja:

Evolução do preço dos imóveis segundo o índice IGMI-R da Abecip

O que chama atenção neste caso é que, em ambos os resultados, estamos falando de uma alta real, ou seja, acima da inflação.

É claro que existem cidades onde a valorização foi menor – ou até mesmo nem houve – mas no geral estes dados espelham um pouco da realidade do Brasil como um todo.

Se você quiser se aprofundar um pouco mais nesses índices, tem um vídeo do Bruno Lessa aqui no canal do Portal VGV que ele explica um pouco melhor como funcionam estas medições de valorização.

Como fica o preço de locação dos imóveis residenciais?

E se você acha que está caro comprar, experimente alugar… o percentual de aumento no preço pedido pela locação residencial segue com um aumento expressivo. Esta imagem mostra que o índice FipeZap Locação Residencial acumula alta de 15,85% nos últimos 12 meses, isso dá quase 4 vezes a inflação registrada no período:

Evolução do preço dos imóveis para locação

Para entender um pouco melhor este cenário, a jornalista Christiane Pelajo, apresentadora do FOCO VGV, conversou sobre a valorização do preço dos imóveis residenciais com o Coriolano Lacerda, head de inteligência do DataZap. Nesta entrevista, Chris questionou questões como:

Por que os imóveis estão se valorizando tanto no Brasil?

Como os brasileiros que estão pensando em comprar imóvel estão enxergando isso?

Quais cidades do Brasil que os preços estão tendo mais elevação?

Que tipo de imóvel as pessoas estão buscando mais hoje em dia?

E os investidores, como eles ficam no meio deste cenário? Ainda estão comprando mesmo com toda esta valorização?

Como deve se comportar o mercado imobiliário em 2024?

Confira o papo:

O preço dos imóveis vai continuar subindo?

Bom, ao que tudo indica, os preços devem seguir se elevando. Se você pretende comprar, vender ou até mesmo construir, é fundamental acompanhar esta variação.

O Portal VGV monitora vários indicadores do setor imobiliário todos os meses, inclusive os índices de valorização imobiliária, e envia quinzenalmente por e-mail. Se você quiser receber, é só se inscrever gratuitamente no Boletim Foco VGV.

Este foi mais um conteúdo do FOCO VGV, nosso bate-papo quinzenal aqui no canal do Portal VGV. Se você não quer perder nenhuma informação importante, aproveita para se inscrever no canal e ativar as notificações, porque tem muita coisa boa vindo por aí. Até a próxima!

Jornalista Christiane Pelajo
Jornalista Christiane Pelajo é a nova apresentadora do Portal VGV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar a notícia

Veja mais

O mercado imobiliário é dinâmico e está sempre sujeito a mudanças de comportamento do consumidor, ciclos econômicos e políticas habitacionais. ...
O IGP-M, tradicional índice que dentre muitas funções ajuda a corrigir alguns contratos de locação, apresentou retração no mês de ...
No mercado imobiliário, a venda de um imóvel não deve ser encarada como o fim de uma transação, mas como ...
O mercado imobiliário é dinâmico e desafiador, e corretores que desejam se destacar precisam ir além das práticas convencionais. Ser ...
O mercado imobiliário está passando por uma transformação profunda, e a experiência do cliente se tornou um dos principais fatores ...
O mercado imobiliário está passando por mais uma fase de ajustes e, para muitos inquilinos, a notícia não é das ...
O mercado imobiliário sempre foi uma das opções mais seguras de investimento, mas o cenário econômico global está mudando rapidamente. ...
O ano de 2025 chegou trazendo consigo desafios e oportunidades para as empresas que atuam com incorporação. O cenário econômico ...
A caução segue como a garantia mais escolhida na hora de fechar um contrato de aluguel (27% dos entrevistados), de ...
O preço pedido pela locação de imóveis no Brasil segue em elevação. A escalada é superior ao preço de venda ...

Banca VGV