Está sendo esperada para esta semana a apresentação de uma nova medida do Governo Federal que podem gerar impacto no mercado imobiliário. Veja detalhes.
Está sendo esperada para esta semana a apresentação por parte do Governo Federal de algumas novidades que devem dinamizar o mercado imobiliário. De acordo com o que vem sendo ventilado na imprensa, a principal medida seria a criação de um mercado secundário de títulos imobiliários, no qual a instituição financeira poderia vender a carteira de recebíveis e, assim, obter mais recursos financeiros para realizar novas operações de crédito.
Isso ajudaria a trazer solução para um dos principais entraves do setor hoje, especialmente quando falamos em imóveis de médio e alto padrão: a disponibilidade de recursos para financiamento imobiliário. Com os sucessivos saques da caderneta de poupança, temos visto as linhas de crédito do SBPE sofrerem com baixa disponibilidade, forçando as instituições a captarem recursos através de outras fontes.
“No Brasil, não tem um mercado de crédito tão robusto quanto no mundo desenvolvido. No mundo desenvolvido, um recebível com garantia de imóvel é vendido no mercado com muita naturalidade. Vamos supor que o banco vendeu uma casa parcelada com garantia do imóvel para quem quer que seja. Esse ativo do banco, esse recebíveis do banco, tem um mercado secundário muito robusto no mundo desenvolvido, ele não fica na carteira do banco, o banco logo revende e abre espaço para financiar outro imóvel. Nós vamos tomar medidas na semana que vem que vão destravar esse mercado imobiliário”, afirmou Fernanda Haddad, Ministro da Fazenda, em entrevista à Rádio Itatiaia na última quinta-feira, 27 de março.
De acordo com o apurado, é possível que esta novidade seja anunciada ainda esta semana pelo presidente Lula e equipe econômica.
Veja a análise do Portal VGV a respeito do tema:
Para ficar bem informado sobre tudo o que acontece no setor imobiliário, assine o Boletim FOCO VGV e também acompanhe o canal do Portal VGV no YouTube.