Dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Economia e Estatística) mostram que o PIB do Brasil cresceu 2,9% em 2022. Enquanto isso, no mesmo período, a construção civil registrou crescimento de 6,9%, auxiliando a puxar a economia nacional.
“Este resultado é emblemático por diversos fatores, mas sobretudo pela importância que a construção civil tem para a economia do país. É importante levarmos em consideração que uma obra movimenta uma cadeia gigantesca de outras empresas, fornecedores, prestadores de serviços e mão de obra que movimenta de forma relevante mercados por todo o Brasil”, afirmou Bruno Lessa, diretor do Portal VGV. Esta mesma opinião é endossadas pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, que afirmou em nota recente que graças ao desempenho do setor da construção, mais uma vez o Brasil segue em frente. “Quando o setor está aquecido, todos os serviços ligados à construção e todo o comércio de materiais têm um impacto forte. A Construção Civil precisa ser vista pelo que ela representa, sua importância econômica e social para o Brasil”, frisou Martins.
A relevância da construção civil é tanta que, somente em janeiro deste ano, o setor abriu 38.965 vagas de emprego com carteira assinada, sendo o segundo setor que mais gerou empregos.
Ao analisar o fato de que a Construção civil cresce acima da média do Brasil, é importante ressaltar que todo o desempenho positivo que vemos agora é resultado de negócios iniciados em anos anteriores, portanto é importante não apenas comemorar, mas também ter a consciência de que é fundamental continuar lutando por um ambiente de negócios favorável que mantenha a atividade econômica, geração de emprego, renda e o planejamento de novas obras.
Acompanhe mais detalhes em nossa análise exclusiva.