Embora negligenciada por muitas, a Contabilidade para incorporadoras e construtoras é tão importante quanto obras e vendas
Sempre que pensamos em construtoras ou incorporadoras, geralmente pensamos em obras… e sempre que pensamos em negócios imobiliários, a imagem que vem à mente são vendas, contratos assinados…
Só que, para que tudo isso aconteça, é fundamental que as empresas que atuam no setor imobiliário estejam com a sua operação administrativa e financeira saudáveis. Neste contexto, entra uma área extremamente importante, mas infelizmente muito negligenciada: a contabilidade.
Embora estejam em um setor de alta demanda, um levantamento feito Sebrae antes da pandemia mostrou que as empresas do ramo de construção estão entre as que apresentam a maior taxa de mortalidade no Brasil. Boa parte disso se deve à falta de um olhar mais criterioso para sua gestão. A coisa não é muito diferente quando falamos das incorporadoras… não é raro ver empresas que não dedicam a devida atenção para os temas contábeis.
Uma consulta informal feita pelo Portal VGV com pequenas e médias empresas do setor identificou que boa parte delas não se beneficiam de instrumentos como o RET – Regime Especial de Tributação – e o patrimônio de afetação. Coisas que ajudam a economizar muito em tributos ao mesmo tempo que oferecem mais segurança para os clientes que investem em seus imóveis.
Para entender um pouco mais sobre este assunto, nossa jornalista Christiane Pelajo foi conversar com Alison Fernandes, que é Diretor de Impostos na Crowe Auditoria e Consultoria. Confira abaixo:
A entrevista contou com temas relevantes sobre contabilidade para incorporadoras e construtoras, como:
* Qual o maior erro que as incorporadoras e construtoras cometem quando o assunto é contabilidade?
* É verdade que muitas empresas pagam impostos desnecessariamente?
* Como um bom planejamento financeiro e contábil ajuda a empresa a crescer?
* Uma das grandes dificuldades das construtoras e incorporadoras é levantar capital para seus projetos… Como a boa gestão contábil ajuda estas empresas neste sentido?
* Saindo agora das construtoras e incorporadoras e entrando no cenário dos investidores… Temos visto ultimamente muitas famílias se organizarem como empresas para fazer a gestão do seu patrimônio, reunindo suas propriedades que geram renda dentro de uma pessoa jurídica… Quais são as vantagens e desvantagens disso e quais os cuidados que elas devem tomar?
Bom, conforme pudemos perceber, a contabilidade é mais do que obrigatória… ela é estratégica para o futuro das empresas do mercado imobiliário. Especialmente em um país como o Brasil, que tem um sistema tributário tão complexo, é importante se dedicar a esta área tão importante para o negócio.
Se você quer entender um pouco mais da legislação pertinente ao setor, o Portal VGV traz mensalmente notícias e dados que te ajudam a navegar por este cenário, facilitando a gestão da sua empresa. Basta assinar gratuitamente o Boletim Foco VGV e receber nosso conteúdo diretamente em seu e-mail.
Este foi mais um conteúdo do FOCO VGV, nosso bate-papo quinzenal. Se você não quer perder nenhuma informação importante, aproveita para se inscrever no principal canal do YouTube sobre o mercado imobiliário e ativar as notificações, porque tem muita coisa boa vindo por aí. Até a próxima!