Ser corretor de imóveis é escolher dedicar seu tempo e carreira a realizar sonhos e possibilitar grandes transformações nas vidas de seus clientes. Você se dedica, estuda, pesquisa o mercado, acumula experiências, faz parcerias, mas ainda precisa lidar com os obstáculos do mercado. Um deles, são as pessoas que acreditam ser melhor comprar e vender imóveis sem a intermediação de um corretor. Elas imaginam que lidando diretamente com o processo poupam tempo e dinheiro.
Por conta desse tipo de comportamento, vemos frequentemente notícias sobre golpes e negociações mal sucedidas que renderam sérias consequências para os envolvidos. Por isso, separei 3 dicas que podem te ajudar a demonstrar sua importância para o cliente e aumentar suas oportunidades de negócios. Confira:
1. Use a comunicação a seu favor
Basta andar pelas ruas para uma série de anúncios com erros graves de português. Esses casos muitas vezes nos fazem rir e até fotografar para compartilhar com amigos. Mas você não quer que seus potenciais clientes tenham esse tipo de reação aos seus anúncios, certo? Então não se esqueça de sempre verificar a gramática das suas publicações. Aqui vão algumas dicas importantes:
- Escreva de forma clara e direta
- Verifique se todas as palavras estão escritas corretamente;
- Preste atenção na concordância de número e gênero;
- Sempre releia o que escreveu, muitos erros podem ser evitados com uma segunda leitura;
O uso errado da língua portuguesa pode te gerar muito mais do que piadas nas redes sociais, pode causar a perda de clientes. Usar a ortografia em seu favor não é para demonstrar que você estudou, mas para posicionar sua imagem e mostrar que você tem cuidado com o seu trabalho e consequentemente, com o cliente, fazendo questão de cuidar muito bem dele.
2. Entregue o que seu cliente procura
É importante que você gere oportunidades de escolha para que seu cliente possa considerar diferentes possibilidades e ter mais segurança para decidir, seja na compra ou venda do imóvel. Tudo isso sem inundá-lo de opções distantes do que ele busca. Essa prática também mostra o seu empenho e desejo de disponibilizar o que há de melhor e mais adequado para ele no mercado.
Mas ter uma carteira de imóveis ampla e diversa pode ser uma tarefa muito difícil. Por isso, busque formas de aumentar sua rede, faça parcerias, use a internet e a tecnologia de forma geral em seu favor, ofereça serviços cada vez mais diversificados. Para o sucesso de qualquer negociação, é importante que você, corretor, se posicione como um maestro e disponibilize serviços integrados e complementares. Por isso, é fundamental que se cerque de profissionais especialistas em diferentes soluções.
3. Finalize o processo deixando as portas abertas para outras negociações
A forma como você vai fechar a venda e encerrar o contato com o cliente pode ser determinante na experiência de compra e marcar a memória daquele processo. Certifique-se de que tudo correu bem e seu papel está cumprido. Envie uma última mensagem expressando sua felicidade de ter participado desse passo tão importante na vida daquela família, deixando claro que foi um prazer e se colocando à disposição para negociações futuras.
Outro fator que você precisa ter em mente é que o seu cliente vive em um círculo social e provavelmente tem amigos e familiares passando pelas mesmas transformações. Isso significa que após uma experiência positiva com você, da próxima vez que ele ouvir alguém falando da necessidade de compra ou venda de um imóvel ele se lembrará e indicará o seu serviço. Esse é o melhor tipo de divulgação que você pode receber.
Aplique essas práticas e veja a diferença!
Existem muitos corretores disponíveis no mercado imobiliário e é importante que você busque formas de se destacar e gerar sempre a melhor experiência possível para seus clientes. Por isso, dedique tempo, faça as perguntas certas, seja atencioso e ofereça respostas completas, tudo para fazer com que seu cliente se sinta confortável e bem atendido. Isso pode te colocar à frente de outros corretores e ajudar a converter mais contatos em visitas.
Se você tiver ainda mais interesse em incluir esses e outros diferenciais ao seu serviço, baixe o ebook 10 práticas que fidelizam clientes e geram negócios que o Homer preparou para te ajudar na missão de se tornar um profissional reconhecido e de destaque na sua área.
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