Foto: Francisco Fontenele/Prefeitura de Fortaleza
O ano de 2023 foi marcado por um crescimento expressivo do mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana. Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) pela Comissão de Pesquisas (CPES) do Sinduscon-CE, o Valor Geral de Vendas (VGV) atingiu a marca histórica de R$ 4,7 bilhões, um aumento de 18% em relação a 2022.
O estudo revela que esse resultado foi impulsionado pela comercialização de 12.096 unidades, sendo 8.050 em Fortaleza e 4.046 na Região Metropolitana. Esse número representa um crescimento de 12% em comparação ao ano anterior.
Lançamentos e tendências
O número de lançamentos também apresentou crescimento, com 98 novos empreendimentos lançados em 2023, totalizando 7.610 unidades. Esse aumento de 3% em relação a 2022 demonstra a confiança do setor na retomada da economia.
De acordo com Sérgio Macedo, presidente da CPES, a expectativa para 2024 é de que o mercado continue crescendo. “A oferta de mais linhas de financiamento pelos bancos e a criação de novos postos de trabalho são fatores que irão impulsionar o setor”, afirma.
O presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, destaca que os investimentos públicos também serão importantes para o crescimento do mercado. “A retomada da economia brasileira, os investimentos públicos em infraestrutura e habitação, através do Programa Minha Casa Minha Vida, com a menor taxa de juros da história, são fatores que contribuem para a confiança do consumidor”, pontua.
Segmentos em destaque
O estudo da CPES aponta que os segmentos econômico e médio foram os que mais se destacaram em 2023, com 62% e 28% do VGV total, respectivamente. Os lançamentos de imóveis com até R$ 300 mil também apresentaram crescimento, respondendo por 44% do total de unidades lançadas.
Região Metropolitana em alta
A Região Metropolitana de Fortaleza também apresentou um crescimento significativo em 2023, com um aumento de 24% no VGV em relação a 2022. As cidades de Caucaia, Maracanaú e Eusébio foram as que mais se destacaram, com lançamentos de empreendimentos em diferentes faixas de preço.
Perspectivas positivas
O cenário positivo para o mercado imobiliário em 2024 é reforçado por diversos fatores, como a queda da taxa de juros, a retomada da economia e a crescente demanda por moradia. Com a diversificação de produtos e a oferta de opções para diferentes perfis de compradores, o mercado cearense está preparado para continuar crescendo e aquecendo a economia local.
Fonte: Diário do Nordeste
___
Fique bem informado sobre o mercado imobiliário através do canal do Portal VGV no WhatsApp. Siga já e receba nosso conteúdo em primeira mão: https://whatsapp.com/channel/0029Va8dBp9LI8YX1F7tpl22