IGMI-R +0,91% (25/03/2025) | CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 14,25% (19/Março/2025) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,60% (01/Abril/2025) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +1,15% (15/Abril/2025) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA +0,42 (26/Março/2025) | IGP-M -0,34% (28/03/2025) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,64% (26/Março/2025) | IPCA +0,56% (11/Abril/2025) | INCC-M +0,38% (26/Março/2025) | INCC-DI +0,39% (04/Abril/2025) | IVAR -0,31% (04/Abril/2025) |

Inteligência artificial para incorporadoras: como usar e vender mais imóveis?

Compartilhar a notícia

A inteligência artificial (IA) já deixou de ser uma tendência futurista e se tornou uma realidade no mercado imobiliário. Incorporadoras que adotam essa tecnologia não apenas otimizam suas operações, mas também ampliam suas vendas e melhoram a experiência do cliente.
inteligência-artificial

A inteligência artificial para incorporadoras já deixou de ser uma tendência futurista e se tornou uma realidade no mercado imobiliário. Incorporadoras que adotam essa tecnologia não apenas otimizam suas operações, mas também ampliam suas vendas e melhoram a experiência do cliente.

No episódio mais recente do podcast Incorporadora Acima da Média, Marcelo Araújo, cofundador do Homer, explicou como a IA pode ser um diferencial estratégico para incorporadoras e como ferramentas como a LiSA (inteligência artificial para incorporadoras), um dos multiagentes de IA desenvolvidos pelo Homer, já estão transformando a forma de vender imóveis.

Mas, na prática, como a inteligência artificial para incorporadoras pode impulsionar as vendas de imóveis?

São diversas as formas que uma incorporadora pode usar a inteligência artificial, mas neste artigo vamos destacar as 4 principais que podem ter impacto direto na venda de imóveis. Confira a seguir.

1. Qualificação e pré-atendimento de leads

A agilidade no atendimento pode ser a diferença entre fechar ou perder uma venda. Incorporadoras lidam com um grande volume de leads todos os dias, mas nem todos estão prontos para comprar.

Com o uso de Inteligência Artificial, é possível:

Atender leads de forma imediata e qualificar aqueles que realmente têm potencial de compra.
✅ Automatizar a triagem inicial, permitindo que os corretores foquem em negociações mais avançadas.
✅ Aumentar a taxa de conversão, direcionando cada lead para o corretor certo com base no seu perfil e interesse.

A LiSA, por exemplo, já desempenha esse papel, atuando como um SDR (Sales Development Representative) digital, garantindo que os leads recebam uma abordagem eficiente e personalizada.

2. Inteligência artificial para gerentes de parcerias

Outra dificuldade comum enfrentada por incorporadoras é garantir que corretores de diferentes imobiliárias tenham acesso às informações corretas sobre os empreendimentos no momento exato da venda.

Com IA, os gerentes de parcerias podem:

📌 Automatizar o envio de materiais de vendas e atualizações sobre os empreendimentos.
📌 Fornecer respostas instantâneas e personalizadas para corretores sobre valores, disponibilidade e diferenciais dos imóveis.
📌 Criar uma rede de vendas mais eficiente, onde os corretores sempre terão informações atualizadas para atender seus clientes com mais segurança e assertividade.

Essa automação reduz gargalos na comunicação e torna o processo comercial mais dinâmico e eficiente.

3. Recuperação de leads frios e aumento da conversão

Muitas incorporadoras possuem uma grande base de leads que já interagiram com a marca, mas que não avançaram no funil de vendas. Esses leads podem ser altamente valiosos, mas costumam ser esquecidos ao longo do tempo.

A IA pode ser usada para:

🔹 Reativar leads descartados de atendimentos anteriores, identificando quais têm potencial de retomada.
🔹 Criar campanhas automatizadas e personalizadas para reengajar clientes que demonstraram interesse no passado.
🔹 Gerar insights sobre o momento ideal para reabordar cada lead, aumentando as chances de conversão.

Esse processo evita desperdício de oportunidades e ajuda as incorporadoras a maximizarem seus investimentos em captação de leads.

4. Personalização e experiência do cliente

A IA também permite que incorporadoras ofereçam uma experiência personalizada e direcionada para cada perfil de cliente.

Com base no comportamento dos leads, a tecnologia pode:

🎯 Recomendar imóveis que realmente atendem às preferências do comprador.
🎯 Personalizar o tom e o conteúdo das interações, tornando a abordagem mais humanizada.
🎯 Identificar padrões de comportamento e sugerir estratégias para aumentar o engajamento.

Isso não só melhora a experiência do cliente, mas também aumenta as chances de fechar negócios mais rapidamente.

Como uma incorporadora pode usar a inteligência artificial para vender mais imóveis?

A inteligência artificial para incorporadoras não substitui os corretores, mas os ajuda a serem mais estratégicos e eficientes. Incorporadoras que adotam IA conseguem reduzir custos operacionais, otimizar o processo de vendas e aumentar a conversão de leads, garantindo mais assertividade e agilidade em toda a jornada do cliente.

Se você deseja entender melhor como a IA pode transformar suas vendas, assista ao episódio completo do Incorporadora Acima da Média, onde Marcelo Araújo compartilha insights valiosos sobre o uso da tecnologia no setor imobiliário.

📺 Assista agora:

Se você é incorporador e busca insights para elevar sua operação a outro nível (como é o caso da inteligência artificial para incorporadoras), este é o podcast certo para você! No Incorporadora Acima da Média, reunimos histórias, conceitos e conteúdos estratégicos para ajudar você a estruturar uma incorporadora diferenciada, abordando marketing, vendas, produto e obra.

A cada episódio, um convidado especial compartilha experiências e soluções que trazem clareza e inovação para o seu negócio, ajudando sua empresa a se destacar no mercado imobiliário.

Inscreva-se no canal e ative as notificações para não perder nenhuma edição!

Ouça nosso podcast no Spotify.

Inteligência Artificial para Incorporadoras - Marcelo Araújo

Marcelo Araújo, cofundador do Homer

Quer saber mais detalhes sobre como está o mercado imobiliário? Assine grátis o Boletim FOCO VGV

Se você quer saber como está o mercado imobiliário, a dica é assinar gratuitamente o Boletim FOCO VGV, nossa newsletter quinzenal. Basta acessar o link https://www.portalvgv.com.br/boletimvgv e fazer a sua inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar a notícia

Veja mais

Tomar decisões estratégicas sem base em dados confiáveis é, na prática, assumir riscos desnecessários em um setor com margens apertadas, ...
Em um mercado onde as escolhas são cada vez mais emocionais e racionais ao mesmo tempo, a experiência do cliente ...
O lançamento da Faixa 4 do Minha Casa Minha Vida (MCMV) marca um movimento inédito no setor habitacional brasileiro: a ...
A apresentação de um imóvel é uma etapa decisiva no processo de venda, mas muitos corretores acabam cometendo falhas que ...
O mercado imobiliário é dinâmico e está sempre sujeito a mudanças de comportamento do consumidor, ciclos econômicos e políticas habitacionais. ...
O IGP-M, tradicional índice que dentre muitas funções ajuda a corrigir alguns contratos de locação, apresentou retração no mês de ...
No mercado imobiliário, a venda de um imóvel não deve ser encarada como o fim de uma transação, mas como ...
O mercado imobiliário é dinâmico e desafiador, e corretores que desejam se destacar precisam ir além das práticas convencionais. Ser ...
O mercado imobiliário está passando por uma transformação profunda, e a experiência do cliente se tornou um dos principais fatores ...
O mercado imobiliário está passando por mais uma fase de ajustes e, para muitos inquilinos, a notícia não é das ...

Banca VGV