O mercado imobiliário de São Paulo apresentou quase 16 mil transações de compra e venda de imóveis em Janeiro deste ano, melhor resultado desde o início da série histórica em 2012
A capital paulista está com tudo quando o assunto é imóvel. De acordo com dados do relatório Indicadores do Registro Imobiliário, produzido pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB), e recentemente divulgados pelo Estadão, o número de transações de compra e venda de imóveis em Janeiro de 2024 atingiu a marca de 15.682. Esta marca representa o melhor resultado para um mês de Janeiro desde o início da série histórica em 2012.
Se considerarmos também as demais transferências de imóveis (incluindo herança, doação, dentre outros), o número chega a 25.492 em janeiro, 7,6% superior a janeiro do ano passado.
Além de São Paulo, outras cidades também apresentaram crescimento, mostrando que o mercado imobiliário passa por um bom momento Brasil afora. De acordo com o informado pelo Estadão, cidades como Campinas (+14,3%), Santos (+6,7%), Guarulhos (+33,5%), Rio de Janeiro (3,3%), Fortaleza (+7,9%) e Florianópolis (+8,4%) demonstraram ascensão se comparadas com o mesmo período em 2023. Por outro lado, algumas cidades como Ribeirão Preto (-9,7%) e Recife (-10,3%) registraram retração em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Quer ficar sabendo mais detalhes sobre o mercado imobiliário de São Paulo e demais partes do Brasil? Então assine o Boletim FOCO VGV, nossa newsletter quinzenal com notícias e indicadores do setor enviadas diretamente ao seu e-mail. Confira também o canal do Portal VGV, considerado o principal canal sobre mercado imobiliário no YouTube.