O programa habitacional Minha Casa Minha Vida, novo nome que passará a vigorar substituindo o programa Casa Verde e Amarela, deve ser lançado oficialmente em Fevereiro, em torno do dia 15, segundo apurou o Portal VGV.
Novo Minha Casa Minha Vida deve ser lançado nos próximos dias, porém com atraso
A data representa um atraso com relação à vontade inicial do novo governo federal eleito que pretendia ter lançado o programa ainda em Janeiro, no entanto problemas em obras e a falta de definição do formato final do programa acabou adiando o seu lançamento.
O que já se sabe sobre o novo Minha Casa Minha Vida
Dentre as novidades que o programa habitacional deve trazer, já se sabe que está o retorno do foco às faixas iniciais. Nos últimos anos, foi priorizado as faixas de habitação de mercado e, agora, o novo governo pretende dar mais ênfase aos imóveis destinados às famílias de renda mais baixa.
Também está em discussão a possibilidade de se permitir mais facilidade para a concessão de financiamentos imobiliários para trabalhadores que possuem renda informal, um dos maiores entraves hoje quando o assunto é crédito imobiliário.
Visando atender às famílias mais necessitadas, o aluguel social também estaria em pauta e muito próximo de se chegar a um formato final.
Dentre as principais dúvidas a respeito do programa habitacional Minha Casa Minha Vida estão os subsídios. Muito se especula sobre um aumento no subsídio, no entanto ainda não se tem uma definição a respeito deste tema.
Minha Casa Minha Vida deve ser um das prioridades do governo Lula
De acordo com o que vem sendo ventilado na imprensa pelo novo presidente eleito, o programa habitacional Minha Casa Minha Vida deve ser uma das grandes prioridades do petista. Em mais de uma ocasião, Lula deixou claro que pretende incentivar o programa em todas as suas esferas e, inclusive, “melhorar” a característica dos imóveis que hoje participam do programa.
Dúvidas do empresariado
Diante de todas as questões envolvendo o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, algumas dúvidas ainda pairam na mente dos empresários do setor, sendo a principal delas: de onde virá o dinheiro para viabilizar o programa. Vale ressaltar que nos últimos anos boa parte das incorporadoras desistiu de lançar novos empreendimentos enquadrados no programa habitacional Minha Casa Minha Vida justamente porque a conta não fechava, diante de altos custos de construção, altíssimo custo dos terrenos em regiões metropolitanas e o valor teto para venda dos imóveis considerado muito baixo.
Nós do Portal VGV seguiremos atentos a todas as novidades envolvendo o programa Minha Casa Minha Vida 2023 e traremos todas as novidades assim que recebermos informações de fontes oficiais.
Acompanhe mais detalhes em nossa análise exclusiva.
————————–
Acesse o site ANTES DAS CHAVES e conheça a jornada sobre Como comprar o primeiro imóvel passo a passo.