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Quais as etapas da aprovação de um projeto imobiliário?


Aprovar um novo empreendimento imobiliário não é uma tarefa tão simples. São diversas as etapas da aprovação do projeto, bem como diversos órgãos envolvidos nesse processo.


Para entender um pouco melhor este ambiente, conversamos a com Alexandra Monteiro, autora do livro Incorporação Imobiliária - Planejamento e Gestão na Prática, que nos contou que, de uma forma geral, os projetos primeiramente tramitam pelas prefeituras (envolvendo Secretarias de Habitação e/ou Planejamento Urbano, Secretaria do Verde e/ou Meio Ambiente, eventualmente Secretaria de Trânsito e Mobilidade, dentre outras), além de outros órgãos externos, tanto estaduais e eventualmente até federais. Então, após todas as licenças e aprovações, o incorporador parte para o registro da incorporação no cartório de registro de imóveis.


Todas as etapas estão descritas de forma detalhada no livro escrito pela Alexandra, que está disponível aqui.


Alexandra lembra, ainda, que cada prefeitura tem a sua dinâmica e pode exigir mais ou menos burocracia dependendo do projeto.


Acompanhe mais detalhes no vídeo do canal do Portal VGV no YouTube.




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