Depois de períodos seguidos em expansão, o mercado imobiliário brasileiro aparenta começar a dar sinais de acomodação. Tais sinais podem ser vistos a partir de reduções leves no número de lançamentos, vendas e financiamentos.
Em um recente dado desenvolvido pela CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção - aponta que o número de lançamentos imobiliários caiu 6% entre os meses de janeiro e junho deste ano, se comparados com o mesmo período no ano de 2021. No entanto, as vendas aumentaram 1,6% no mesmo período.
Um dos motivos para a redução no número de lançamentos está na habitação popular, que vem sendo densamente penalizada com o aumento dos custos de construção, desmotivando incorporadoras a inserirem novos projetos para este nicho de mercado. A queda neste específico segmento foi de 36,5%.
De acordo com o diretor do Portal VGV, Bruno Lessa, o fato de que o ritmo de lançamentos imobiliários começa a reduzir no Brasil, assim como financiamentos e vendas, acaba sendo um bom sinal para o mercado.
“Depois de um vigoroso ciclo de expansão contínua, é saudável que a atividade comece a se acomodar, fazendo com que o mercado absorva corretamente as unidades já lançadas e as empresas preparem melhor novos projetos”, afirma Bruno.
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