De tempos em tempos a internet nos brinda com aplicativos, sites e redes sociais que despertam a nossa atenção e rapidamente arrebatam milhões de adeptos. Agora, a bola da vez é o Clubhouse. Mas afinal, o que é Clubhouse?
Clubhouse é uma rede social baseada em conversas por voz. Simples assim. Em um mundo dominado por redes que permitem uma multiplicidade de recursos e conteúdos, como os famosos Facebook e Instagram, o Clubhouse vai justamente na contramão e aposta na simplicidade de formato.
Através de salas criadas para debater temas por afinidades, os usuários conversam em tempo real, por voz, sem grandes recursos. É como se você sintonizasse em uma estação de rádio em determinado horário e lá está passando um programa do seu interesse. Ou, para os mais moderninhos, um podcast sendo produzido em tempo real. A partir dali você pode participar como ouvinte ou até mesmo como “speaker”, ou seja, pode fazer o programa junto (eventualmente o moderador da sala pode limitar o número de speakers para não virar bagunça).
Pode parecer algo simples e banal, mas saiba que esta rede social tem conquistado grandes adeptos ao redor do mundo. Gente do calibre de Elon Musk (fundador de grandes empresas como a Tesla e homem mais rico do mundo), Marck Zuckerberg (fundador do Facebook) e até a poderosa Oprah Winfrey (uma das maiores influenciadoras do mundo). E sabe o que todos estes grandes líderes e formadores de opinião estão vendo lá? CONTEÚDO! Sim, conteúdo puro, genuíno, feito por pessoas relevantes.
Ao contrário de outras redes onde a superprodução e as verbas publicitárias para impulsionamento podem dar o tom, no Clubhouse quem manda são pessoas relevantes que conseguem se expor da melhor forma, produzindo um conteúdo que de fato chama a atenção, com poder de estimular o diálogo. Ou seja, quanto mais verdadeiro você for, mais destaque você tem.
Outro fato interessante é que, para entrar, você precisa ser convidado. Ou seja, esta é uma garantia de que a rede não será banalizada (pelo menos por enquanto). Convites estão disputadíssimos na internet! Eu consegui o meu cedo (fui convidado por Sérgio Langer, grande líder do mercado imobiliário), mas diariamente sou assediado por CENTENAS (sim, eu disse CENTENAS) de pessoas pleiteando um convite.
Oportunidades para o mercado imobiliário no Clubhouse
Como não era de se estranhar, o brasileiro que é um grande entusiasta de redes sociais já descobriu a nova rede social e está lá em peso! Portanto, é um campo aberto para conseguir falar com pessoas e estabelecer diálogos.
Tendo em consideração a essência da rede, eu diria que ela traz grandes oportunidades para o mercado imobiliário, como:
1) Aprender e estar próximo de gente relevante
Embora seja uma rede social de “falar”, eu listaria como principal benefício a possibilidade de “ouvir”. Ouvir gente boa, relevante, que no Clubhouse está totalmente acessível. Imagine poder presenciar uma conversa entre Flávio Augusto e Thiago Nigro sobre investimentos. Pois é, aqui no Clubhouse você tem encontros desse nível todos os dias.
2) Poder ser ouvido e expressar todo o seu potencial
Em outras redes, é preciso lidar com uma grande concorrência de super produção e altas verbas para ter um mínimo de visibilidade. No Clubhouse, quem manda é o conteúdo. Só quem for bom de verdade consegue sustentar uma boa conversa, um bom bate-papo, sobre temas que estão em evidência no momento. É a sua chance de se diferenciar no mercado baseado meramente no seu potencial.
3) Demonstrar autoridade ao mesmo tempo em que ajuda pessoas e fomenta negócios
Imagine você, corretor de imóveis, criando uma sala para debater “as novas regras do programa Casa Verde e Amarela” e respondendo dúvidas em tempo real de interessados na compra do primeiro imóvel. Nem preciso dizer o tamanho do benefício, não é mesmo? Ou, na mesma linha, criando uma sala para discutir “oportunidades de investimento imobiliário com a baixa da taxa Selic”. Se você se conectar com as pessoas certas, seu conteúdo será rei.
Se você quiser se aprofundar neste tema, confira o vídeo que gravei comentando sobre esta nova rede:
Estes são apenas alguns dos benefícios. Poderia passar o dia listando, mas gostaria de saber a sua opinião. Você já está no Clubhouse? Como tem tirado proveito desta rede? Comente neste post com a sua opinião! Ah, e claro, aproveita para me seguir na rede para podermos criar uma conexão a respeito deste assunto. O meu perfil é: @brunolessa
Grande abraço!
Bruno Lessa
Bruno Lessa é publicitário com pós-graduação em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP e diversos cursos de extensão em marketing, vendas e gestão no Brasil e no exterior. É autor dos livros Marketing Imobiliário, Marketing de Relacionamento no Setor Imobiliário e A Jornada de Compra do Imóvel, publicados no Brasil, e do livro Marketing de Relaciones en el Sector Inmobiliario, publicado em espanhol para toda a América Latina.
Atualmente é diretor da Marketing SIM, agência de soluções integradas de marketing com forte atuação no segmento imobiliário, tendo respondido por mais de R$ 5 bilhões em campanhas de lançamentos de imóveis, além de diversas ações de relacionamento e fidelização de clientes, endomarketing, motivação para equipes de vendas e tecnologia para incorporadoras, construtoras, imobiliárias e corretores.
Ao longo de sua carreira, acumula passagem por diversas agências e empresas, tendo participado de campanhas para grandes anunciantes como Caixa, Bradesco, Vale, Fiat, Cielo, Votorantim e Fundação Getúlio Vargas.
Como empreendedor, além da agência Marketing SIM fundou o Portal VGV (www.portalvgv.com.br), primeiro site do Brasil a tratar de forma ampla o tema marketing imobiliário, se convertendo hoje em uma importante central de conhecimento e plataforma de eventos para executivos do setor.
Bruno Lessa é também palestrante com participação em diversos eventos, autor de artigos veiculados em diversos meios de comunicação e investidor imobiliário.
Comentários