2015 foi um marco na mudança do varejo. O que esperar de 2016? - por Júnior Andrade
Publicado em 15 de Janeiro de 2016
A inflação coloca mais pressão sobre os custos. Por isso, é preciso ficar atento ao que pressiona cada varejista internamente, e enxugar custos sem comprometer qualidade de produto, entrega e serviço. Entender melhor cada detalhe dos custos facilita o corte.
Há ainda, é claro, a pressão que vem de fora, o cliente. Principalmente quando trabalhamos com itens que não são de primeira necessidade, há que se estimular o consumo, preparando muito bem a equipe comercial, que deverá estar abastecida e afiada, mesmo em situações adversas. Para se empreender no Brasil, é preciso otimismo.
Vamos simplificar as estruturas e os processos e detectar como produzir e gerir equipes de maneira ainda mais eficiente.
Uma tendência que se acentua é trabalhar com o conceito Omni-Channel, que resume a máxima: o consumidor mudou, então é preciso mudar também. Como fazer isso? Entendendo que não há mais diferença entre loja física e virtual, por exemplo. O consumidor hoje é multicanal e cross canal, comprando em diversas plataformas, de acordo com o que for mais conveniente e prático no momento.
Para nós, varejistas, o grande desafio é olhar todos os canais disponíveis e trabalhar de forma coordenada entre eles, prevendo a integração de processos como logística, armazenamento, distribuição, atendimento ao cliente, banco de dados e marketing.
*Junior Andrade é Diretor da rede de franquias CTX
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