A Publicidade Mobile está Decolando... Finalmente! - por Ariel Geifman
Publicado em 14 de Julho de 2011
Outra pesquisa, só que realizada pela DM2 Media and Jumptap (http://bit.ly/ofPG4W), reforça os resultados apresentados pela comScore. De acordo com a análise, 85% dos publicitários estão envolvidos com algum tipo de ação de marketing com mobile. Além disso, 60% estão reservando seu budget de publicidade online para investir nesse tipo de campanha. Dentre os 350 entrevistados, a metade estava envolvida em campanhas de resposta direta e a outra metade, em campanhas de branding.
Destaco três fatores que levam os publicitários a apostarem na publicidade mobile. Em primeiro lugar, coloco a expansão dos smartphones. Em seguida, fica alta performance das campanhas. E por último, mas não menos importante, acredito que os profissionais de marketing sempre desejam ocupar o topo da curva de inovação.
Alcance. No início apenas um punhado de aficionados em tecnologia manifestava algum interessava, mas, hoje em dia, a publicidade em telefones celulares já se tornou comum, alcançando um bom percentual de internautas. A pesquisa da comScore ainda aponta que a popularização dos smartphones está por trás do crescimento da publicidade mobile. Verificou-se que 82% dos proprietários de smartphones navegam na internet com seus aparelhos, enquanto apenas 19% dos usuários utilizam suas funções básicas, ou seja, telefonam e enviam mensagens de texto.
Performance. Uma análise de mais de 200 milhões de impressões de campanhas servidas pela MediaMind (http://bit.ly/pyx8Gu), entre o quatro trimestre de 2010 e o primeiro trimestre de 2011, mostra que os internautas são nove vezes mais propensos a clicar em banners mobile do que Banners Standard.
Inovação. Ao utilizar o mobile, os anunciantes demonstram seu compromisso com a inovação. Além de proporcionar visibilidade positiva à marca, há outra vantagem que não se encontra em outros canais. A competição pela atenção do usuário é menor. Os anúncios mobile ocupam uma porção maior da tela quando comparamos com o espaço preenchido pelos banners em navegadores, como o IE, Chrome, FireFox, entre outros. E, em muitos casos, só um banner aparece na tela dos smartphones.
Já que a publicidade para telefones celulares finalmente decolou, este é o momento ideal no qual os anunciantes podem explorar todas as possibilidades desse canal, aproveitando os benefícios proporcionados pela alta performance e pela pouca competição na disputa pela atenção do usuário. E em relação às dimensões reduzidas da tela de um celular, não se preocupe. Se você tem um aparelho bacana, o tamanho realmente não importa.
* Ariel Geifman é Analista de Pesquisas da MediaMind, empresa líder global no fornecimento de tecnologia e soluções em publicidade digital para agências e anunciantes.
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