A sua importância no Clima Organizacional - por Vanessa Vargas
Publicado em 11 de Julho de 2011
O que venho relatar é mais um desabafo e um alerta sobre nosso comportamento dentro das empresas. Comportamento este que influencia na motivação e no comportamento de todos. Já pararam para pensar sobre isto?
Com toda certeza você sabe como é terrível trabalhar com pessoas sem ânimo e de má vontade! Colocam obstáculos em tudo, reclamam de tudo e acham que as coisas se resolvem por si só, ou ficam no jogo passa e repassa, sabe? Ao invés de colocar o cérebro para pensar e, assim, achar uma solução.
Alguns profissionais, eu digo, que servem apenas para gerar conflitos ao invés de encontrar soluções! Gastam suas energias em falar mal dos outros, a criar intrigas, a murmurar sobre os pontos falhos e negativos da empresa, mas o que fazem para este quadro mudar? Será que estão dando o melhor delas para o bem estar próprio, e principal, coletivo? Será que estão contribuindo de forma positiva para melhorar o clima organizacional? Será que estão buscando aprendizado para o seu crescimento intelectual, pessoal e profissional?
Amigos profissionais, passamos a maior parte do nosso dia no ambiente corporativo, para que fazer dele um ambiente pesado, desconfortável com um clima ruim? Vamos começar por nós? Observando nosso comportamento, nossa postura?
Façam essas perguntas:
- Minhas atitudes estão sendo realmente profissionais?
- Estou prejudicando meus colegas?
- Estou gerando intrigas?
- Estou agindo da melhor forma?
- Estou contribuindo com novas ideias e inovando o meu trabalho?
- Faço meu trabalho com ânimo?
- Estou acessível a ajudar meus colegas quando for necessário?
- Tenho autoconfiança para assim obter o respeito mútuo?
Sei que muitos não trabalham no que gostam e nem designam as tarefas contratadas ou que gostariam, mas independente disso, é preciso colocar ânimo, vontade, energia, motivação, e amor naquilo que se dispõe a fazer.
Para tal, a consciência do autoconhecimento faz-se importante, pessoas que se autoconhecem possuem um controle maior das emoções repercutindo nos resultados das tarefas desenvolvidas.
A auto-análise é um trabalho difícil, mas gratificante quando se chega nessa plenitude.
O clima organizacional é baseado no modelo de gestão, em processos de comunicação, em valorização profissional e cabe aos gestores da empresa fazerem um estudo com os profissionais qualificados para melhorá-lo, porém se você trabalha em uma corporação que não esteja preocupada em levantar esses dados a fim de um bem maior, não culpe apenas a empresa, tenha autoconfiança, “arregace as mangas” e vá em busca dos seus ideais e objetivos, não tenha medo, arrisque, mas lembre-se: depende de você a contribuição para criar um espaço harmonioso e propício para o desenvolvimento de novas ideias, esteja aonde estiver!
Comentários