Começando do zero e tornando-se referência. Como fazer isso?
Publicado em 27 de Outubro de 2014
Por Felipe Pereira*
O que é melhor: trabalhar com um empreendimento já firmado no mercado ou com um que ainda não existe? Essa é uma questão complicada, mas que pode ser resolvida.
Essa dúvida acontece na cabeça dos profissionais porque, desde crianças, fomos ensinados a sermos consumidores, funcionários – e não donos das nossas próprias empresas. Nossa criatividade é abafada enquanto somos moldados para sermos mais uma pessoa da maioria – porém, hoje os tempos estão mudando, e a internet é uma grande aliada nesse processo.
Vejo muitas pessoas que desejam iniciar uma carreira de sucesso de forma digital, mas que várias delas não têm nem ideia de por onde começar. Sabendo disso, digo que sim, iniciar um negócio do zero pode ser algo extremamente positivo para você - desde que você saiba como fazer isso. Três dicas importantes que eu ofereço para pessoas que desejam iniciar essa nova carreira são: escolher um mercado o qual você tenha um interesse natural; listar os experts desse mercado; criar um congresso online – convidando os experts listados para participar.
Você deve estar pensando: “Para quem ainda não é uma autoridade no assunto, fica mais difícil convencer os maiores experts da área a participarem do seu congresso, verdade?” Não necessariamente.
Congressos têm a audiência bem segmentada, e os experts da área não recusariam a chance de falar para milhares. Sua audiência também será a audiência deles – sei bem disso, pois organizei o EBRAMAD (Encontro Brasileiro de Marketing Digital), no mês passado e fiz uso dessas dicas que citei acima. E o resultado foi surpreendente.
Outra coisa que percebi é que estes experts querem muito, mas com o mínimo de esforço possível - e com apenas uma hora eles poderiam facilmente gravar sua palestra. Isso não parece um bom negócio? Além disso, especialistas querem ser associados a especialistas – e o meu congresso contou apenas com especialistas.
Dessa forma, convenci grandes autoridades a participarem de meu evento, com isso, eu mesmo ganhei autoridade, audiência e, de quebra, gerei receita. Isso é algo que qualquer pessoa pode fazer.
Para isso, escolha uma ideia apaixonante, transforme-a em um serviço ou produto, teste a aceitação desse produto/serviço, crie um relacionamento com o seu público e convide-os para experimentarem aquilo que você oferece. Aceite críticas e sugestões, e, sempre que puder, torne seu produto ou serviço melhor, mostrando o seu potencial e o quão promissor pode vir a ser.
*Mestre em administração, especialista em projetos digitais e criador do Digaí.
interessante como um título não tem nada haver com o conteúdo da reportagem que por sinal apresenta muito pouco conteúdo.