Como utilizar a internet como ferramenta de inteligência competitiva - por Dante Uccio
Publicado em 27 de Fevereiro de 2010
por Dante Uccio*
Inteligência competitiva pode ser definida basicamente como monitorar as informações referentes ao perfil dos seus clientes, necessidades, hábitos de compra, tendências do mercado e ações dos concorrentes. Ou seja, tudo que é necessário para que você tome as melhores decisões e fique à frente no mercado. As grandes empresas investem fortunas em departamentos de inteligência para se manter na liderança de seus segmentos de atuação mas, acredite, de forma mais simples e com valores bem menores você também pode ter uma área de inteligência competitiva muito eficiente. E ela está bem aí na sua frente.
Sim, isso mesmo. Na internet!
O potencial da internet em gerar negócios não se resume apenas a um site bem estruturado, campanhas de publicidade online ou uma loja virtual. Também oferece uma série de recursos, muitos deles gratuitos, para você conhecer o que os seus potenciais clientes na internet desejam (aproximadamente 66 milhões de brasileiros, pelas estatísticas atuais), de onde eles vêm, qual o interesse, a opinião sobre seus produtos e os da concorrência, entre outros dados valiosos.
Veja abaixo alguns exemplos de como utilizar a internet como ferramenta de inteligência competitiva de forma a auxiliá-lo nas suas decisões e investimentos:
Identificar demanda de mercado:
Os mecanismos de busca como o Google oferecem gratuitamente ferramentas para monitoramento da demanda de mercado que indicam a tendência e procura mensal por palavras-chaves (entendam-se, neste caso, produtos ou serviços oferecidos por sua empresa), sazonalidade, etc.
Posicionamento da empresa e concorrentes: Na internet, estar à frente de um concorrente na pesquisa de um site de buscas como o Google pode determinar a concretização de uma venda. Por isso monitorar constantemente a posição da sua empresa e da concorrência nos buscadores (utilizando como referência as principais palavras-chave relativas ao seu negócio ou produtos) e tomar medidas para que o seu site esteja na frente é essencial.
Monitorar o interesse pelo seu site: Ferramentas de análise de tráfego disponibilizam inúmeras informações sobre a “audiência” do site da empresa, como origem geográfica, páginas mais visitadas, tempo de permanência, como o internauta chegou ao site, quais conteúdos influenciam no processo de compra, etc.
Mensuração dos investimentos em publicidade: O monitoramento da audiência do site também permite mensurar de diversas formas os resultados dos investimentos em publicidade. É possível saber, durante o período da campanha, se o número de visitantes do site da empresa aumentou no período, se a procura pela página correspondente ao produto anunciado aumentou, se houve crescimento do número de contatos feito pelo site, etc.
Saber o que falam sobre minha empresa e meus concorrentes: Diversos sites disponibilizam ferramentas que buscam em redes sociais como Orkut, Facebook e Myspace o que os consumidores comentam, tanto sobre a sua empresa e seus produtos quanto o de seus concorrentes. Dessa forma é possível monitorar e mensurar a popularidade da sua empresa e, caso haja insatisfação e reclamações, tomar as devidas providências. Da mesma maneira é possível saber o que falam sobre os produtos concorrentes.
Estes são apenas alguns exemplos de como é possível explorar os recursos da internet como ferramenta de inteligência competitiva. Se você quer um exemplo prático, peça uma análise da demanda de mercado e do posicionamento da sua empresa em relação aos concorrentes nas buscas do Google acessando o link “Presente Digital” da Magoweb.
* Dante Uccio é consultor de marketing digital da Magoweb
Comentários