Investimento em imóvel nos Estados Unidos: conheça as regras
Publicado em 11 de Agosto de 2015
A perspectiva positiva apontada pelo mercado imobiliário norte-americano tem atraído, cada vez mais, investidores brasileiros, seja para morar ou expandir seus negócios.
As taxas de rentabilidade são superiores a outras modalidades de investimento, e com menor volatilidade. Como exemplo: aluguel residencial em Atlanta (EUA) rende 7,5% a mais contra aluguel residencial no Rio de Janeiro (3,8%). Outros índices também mostram retorno maior: FIF-RF (0,5%), LFT (1,0%), CDB-CDI 95% (1,4%) e Poupança (0,2%).
Sem dúvida, a aquisição de um imóvel nos Estados Unidos é um investimento isento de arrependimentos, entretanto, antes de ‘mergulhar de cabeça’ é preciso estar atento a algumas condições. Em primeiro lugar, é importante que o investidor esteja ciente de que, ao contrário do Brasil, as negociações devem ser feitas com a intermediação de um corretor, que tenha conhecimento do mercado local. A cultura de como fazer negócios no Brasil deve ser deixada de lado. Aqui vão mais algumas dicas do passo a passo para quem deseja diversificar os investimentos e apostar nesta alternativa:
1. Providencie a documentação necessária
O Passaporte deve estar com visto válido, com comprovação de renda financeira mediante extrato bancário ou aplicação financeira, que seja coerente com o valor do imóvel escolhido. Para a compra à vista, são necessários os seguintes documentos:
- Cópia do Passaporte: páginas 1, 2 e a de onde consta o Visto;
- Prova do valor da compra através de cópia de extrato bancário ou demonstrativo de aplicação financeira.
Para a compra financiada, os documentos solicitados são:
- Cópia do Passaporte: páginas 1, 2, 3 e a do Visto;
- Comprovante de residência;
- Conta bancária nos Estados Unidos;
- Carta do Contador;
- Cópia dos dois últimos anos do imposto de renda, PF e PJ, neste último caso se houver;
- Cópia dos três últimos extratos bancários;
- Prova dos valores, isto é, do valor da entrada e mais 6 meses correspondentes às prestações do financiamento em conta ou aplicação bancária nos EUA.
Importante: Todos os documentos devem estar traduzidos para o idioma Inglês, por um tradutor juramentado.
2. Saiba como fazer a remessa de valores para os EUA:
A transferência de fundos para a compra do imóvel deverá ser feita dentro das regras do Banco Central do Brasil (BC). Uma conta bancária deverá ser aberta em nome da pessoa que efetuará a transferência e aprovada pelo BC para efetuar a operação. Nenhum imposto é devido para a transferência, nem por parte dos Estados Unidos, nem pelo Brasil. Existem empresas que processam esta transferência. Além dos bancos comerciais do relacionamento de cada investidor, indica-se o apoio de uma corretora americana capacitada, que apresente uma taxa de câmbio competitiva e com profissionais fluentes no idioma Português.
3. Financiamentos:
Apesar das compras à vista possuírem condições mais atrativas, sim, é possível financiar. O financiamento para estrangeiros, no momento, está disponível em algumas instituições financeiras e nas seguintes condições:
1) Entrada 30%-40% e 60%-70% financiado, em até 30 anos, com juros em média de 5% ao ano, dependendo do pacote. A taxa inicial será fixa nos primeiros cinco anos e depois reajustada anualmente;
2) O investidor deverá ser aprovado pelo banco e as condições podem variar em função da instituição financeira e do imóvel. Importante: Nem todos os imóveis se qualificam para financiamento.
4. Abertura de conta nos Estados Unidos:
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de endereço;
- Depósito de, no mínimo, US$100.00.
Importante: A declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física é um documento aceito pelos bancos como comprovação de renda.
E não se esqueça: durante todo e qualquer procedimento contrate um profissional qualificado e especialista em sua área de atuação (corretor, advogado e contador), para que os interessados tenham pleno conhecimento de todos os detalhes, riscos e custos antes de iniciarem o processo de investimento.
*Daniel Rosenthal é idealizador e diretor da Investir USA Expo, maior evento do segmento imobiliário norte-americano, que será realizado nos dias 4 e 5 de agosto, em SP. #investirusaexpo
Boa tarde! Recentemente nos chegaram clientes com desejo de imóveis no exterior. Nossa assessoria alcança operações em câmbio, neste caso às remessas. Contudo ainda nos resta atendê-los na abertura de contas no exterior. Existe aqui algum parceiro que deseje participar deste processo ? Abs,