Mercado de luxo e a Internet, uma parceria que não é só moda! - por Gustavo Zobaran
Publicado em 27 de Agosto de 2012
Durante minhas pesquisas para descobrir mais um pouco sobre este mundo, notei que associam muito o luxo a moda. Linkam o luxo com todas aquelas marcas famosas de roupas, bolsas, sapatos… Na verdade o luxo é muito mais que moda! Em 2011 este mercado movimentou quase 12 bilhões de dólares, 33% mais que em 2010, segundo um estudo da consultoria MCF, especializada nesse mercado.
O luxo pode estar presente em diversos mercados além da moda, como na culinária, setor automobilístico, viagens, náutico, imobiliário, entre outros.
Primeiro, temos que entender o perfil das pessoas que consomem o luxo. Se falarmos somente da classe A, ela representa cerca de 4,5% do total da população do País, porém não podemos esquecer que temos pessoas da classe B que também consomem o luxo.
Entender seus hábitos é essencial para traçar estratégias para atraí-los. Para este público o preço pouco importa, ele gosta de exclusividade, exige atendimento personalizado e ações personificadas. Tenha atenção na abordagem e na linguagem utilizada.
Pensando no mercado imobiliário, é uma excelente área para explorarem estas ações. Temos hoje diversos empreendimentos que precisam ser tratados de forma diferente e suas estratégias pensadas para este perfil. Diversas incorporadoras criaram departamentos e equipes específicas pensando no segmento econômico, mas não vi nenhuma fortalecendo o segmento para o público do mercado de luxo. Será que não é necessário?
E como encontrar e se comunicar com este público? A resposta é: na Internet!
Hoje, temos cerca de 80 milhões de pessoas com acesso à Internet no País das quais 54% correspondem à classe AB, segundo o Media Book 2012, divulgado pelo IBOPE.
Este público consome muita tecnologia e conteúdo digital. Se utiliza cada vez mais da internet para buscar informações e se manter atualizado. Não é a toa que uma das redes sociais que mais utiliza é o Twitter, curte as marcas no Facebook, assiste vídeos no Youtube e utiliza também o Instagram.
Enfim, poderia ficar aqui falando muita coisa, casando o mercado de luxo com a internet, mas a minha intenção é que pense na infinidade de oportunidades que estão sendo criadas e não exploradas.
Toda vez que vou começar a escrever um artigo, penso no objetivo e qual a mensagem que quero deixar, pois bem, a deste artigo é fazer com que você abra seus olhos para esta parceria Luxo e Internet. Quem sabe não pode ser daí que venha a surgir seu novo negócio?!
São destas reflexões que surgem as oportunidades de explorar o inexplorado.
Abraços,
Gustavo Zobaran
@GustavoZobaran
* Gustavo Zobaran possui mais de 13 anos de experiência como gestor estratégico de E-business, com o foco em E-commerce. Atualmente focado no desenvolvimento de estratégias, no ambiente digital, para o mercado imobiliário. Um cidadão atuante deste “e-cossistema” contribuindo com palestras e artigos para diversos sites abordando uma visão ampla e estratégica sobre o mundo digital!
Penso que as empresas imobiliárias estão bem adaptadas ao crescimento da internet como ferramenta de transformação, inclusive do mercado imobiliário.
Interessante esse artigo, realmente buscamos um atendimento personalizado ao comprar um imóvel, principalmente quando buscamos um imóvel exclusivo ou de luxo. Interessante quando vocês falam de "Entender seus hábitos é essencial para traçar estratégias para atraí-los. Para este público o preço pouco importa, ele gosta de exclusividade, exige atendimento" Li um artigo recentemente no site www.alphasulmg.com.br que demonstra essa realidade. Aqui em Minas quando buscamos uma Casa em Condomínio Fechado por exemplo, o bom atendimento e personalização na hora da venda faz toda diferença.