A edição deste ano do evento Think Real Estate with Google – 2013 foi realizada na sede do Google Brasil em São Paulo no dia 20 de Agosto. O evento foi restrito para convidados e as palestras foram transmitidas na página Google para seu Negócio do Google+.
Com palestrantes nacionais e internacionais, entre eles esteve o Gerd Leonhard,
juntamente com executivos do Google Brasil falaram sobre tendências e mudanças sociais, comportamento contemporâneo e pesquisa do comprador de imóveis nos canais de comunicação, mídia digital e campanha mobile, além do potencial de consumo brasileiro online para os próximos 5 anos do mercado imobiliário.
Abaixo, encontram-se relacionadas algumas informações e dados relevantes das
palestras do Think Real Estate with Google – 2013 para o mercado imobiliário brasileiro:
-O Brasil mantém hoje a maior taxa de crescimento populacional online no mundo;
-Em 2012 eram 45 milhões de brasileiros conectados, em 05/2013 o número subiu para 63 milhões de pessoas conectadas;
-Leonhard acredita que os vídeos demonstrativos de imóveis terão impacto significativo e referência nas vendas, com 85% das preferências nas visualizações das pesquisas;
- 52 milhões de brasileiros possuem smartphone;
- 12 milhões de pessoas entraram em sites imobiliários em Junho de 2013;
- 60% do processo de compra do imóvel é online;
- Em 2012, através do Google, foram gerados R$ 6 bi em negócios realizados num
mercado imobiliário com VGV de 80 bilhões/ano.
-No mercado imobiliário brasileiro, as empresas não trabalham a sua marca e sim o imóvel;
David Kaul, gerente de soluções de mídia do Google Brasil, mencionou que: para um mercado que conta com 12 milhões de visitantes ao mês (jun/2013), gerando 500 milhões de buscas por imóveis, somente 1% representa a busca pela marca líder, 4% representam as buscas de outras marcas e 95% resultam em buscas que não possuem nenhuma ligação com sites específicos de imobiliárias, incorporadoras/construtoras.
Em resumo, é possível observar o grande aumento de buscas online por imóveis sem a preferência por uma marca específica. Esses dados ratificam a notória mudança comportamental das pessoas no cotidiano digital com o surgimento das redes sociais e de novas tendências.
O consumidor contemporâneo tem se mostrado cauteloso com as informações disponíveis na rede. Conectado, ele pesquisa para prestigiar a autenticidade da informação exposta, busca referência do produto no convívio digital das comunidades, na família e com os amigos.
Avaliando todo o processo de compra do consumidor imobiliário, desde o primeiro estímulo pela compra, passando pelas pesquisas iniciais online, a escolha do imóvel e a evolução da negociação com o profissional imobiliário, até a conclusão da compra, verifica-se um cenário que sinaliza aos vendedores a necessidade daqui pra frente de construir formas diferenciadas de chegar ao cliente. Vídeos de imóveis que era tendência prevista terão impacto significativo durante o processo.
Portanto, o interesse do consumidor pela busca do imóvel conforme suas exigências é a preferência, ou seja, o objetivo é adquirir o imóvel com a garantia da escolha certa, que atenda as prioridades básicas e fundamentais do perfil financeiro e logístico. Flávio dos Reis – Atua na área de incorporação imobiliária e novos negócios, é diretor da Lotear Imóveis - Negócios imobiliários em Ribeirão Preto – www.lotearimoveis.com.br
*Vídeo do evento: www.youtube.com/lotearimoveis
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