---- Uma história muito séria sobre o marketing boca a boca - por Gladis Costa | Portal VGV

Uma história muito séria sobre o marketing boca a boca - por Gladis Costa


Uma história muito séria sobre o marketing boca a boca - por Gladis Costa

O marketing boca-a-boca é uma ferramenta tão essencial, tão barata, tão eficaz que se a gente for pensar no custo/benefício, não dá para acreditar, é simplesmente fascinante. É o modelo de promoção mais barato que existe e funciona. Como funciona! Os americanos que possuem associações e entidades que cobrem todo o espectro do conhecimento possuem inclusive uma associação para isto – chama-se “Word of Mouth Marketing Association” e o site é http://www.womma.org. O instituto tem o objetivo de estudar este fenônemo, com métricas, cases, estudos, é muito interessante e mostra como uma boa campanha baseada no boca-a-boca funciona – principalmente em épocas de redes sociais, onde as pessoas estão muito atentas e procurando e postando informação 24 horas por dia.

“Word of mouth” é a expressão em inglês que significa “boca a boca” e quando dizemos “marketing boca- a- boca”, podemos dizer que existe implicitamente uma ação baseada nas mais modernas estratégias de marketing, táticas, canais adequados, aliados ao mais simples e básico comportamento humano: as pessoas gostam de falar. Simples assim, gostam de compartilhar experiências – boas e más, dão depoimentos, criam tendências. Agora se imaginarmos todo este movimento dentro de uma rede, a gente pode imaginar o impacto.

Você já deve ter ouvido falar de marketing boca-a-boca com nomes mais sofisticados: marketing viral, buzz marketing, marketing de evangelização, marketing de influência, blogging, enfim, ele existe, desde quando as donas de casa falavam para a vizinha porque determinado produto era bom, funcionava mesmo, e aí a outra dona de casa ia lá e comprava, bom aí se deu o começo de uma onda, que felizmente – está longe de morrer na praia.

Falo disso porque em 29/03/2010, comemoramos o 1º aniversário do grupo Mulheres de Negócios – um comunidade que nasceu dentro do LinkedIn, um portal voltado a negócios e carreiras, muito profissional e que 1 ano depois conta com mais de 800 profissionais (mulheres, na maioria, claro e alguns homens).

Tudo começou quando decidi compartilhar com algumas amigas assuntos do mundodos negócios. Por exemplo: queria comentar com elas determinada matéria que havia sido publicada numa revista, mas não queria esperar o almoço, o próximo happy-hour ou ligar – interrompendo uma reunião ou suas atividades – para conversar, mas queria comentar que o assunto era importante e criar uma reflexão sobre o assunto. Então criei o grupo e fui nele postando minhas opiniões, colhendo inputs.

Bom, todo mundo tem alguns amigos e amigas, mas com certeza eu não tenho 800. Não tenho sequer 80, talvez 8, daquelas bem próximas, mas o grupo que nasceu assim, de alguns convites enviados à amigas próximas hoje tem 800 associadas e associados e só posso creditar este número ao marketing boca-a-boca. Porque elas simplesmente surgem, estão lá, todos os dias 7 ou 8 novas adesões – de onde elas vem? Não sei, não tenho uma ferramenta para saber a origem, mas uma ou outra comenta, “ah, tenho uma amiga aqui e ela disse que era legal” , ou “minha amiga mandou ou link e pediu que eu me inscrevesse” e assim, em 1 ano chegamos a 800 profissionais. Não é uma coisa maravilhosa?

Mas isto não é tudo. Juntar 800 profissionais não seria difícil se a gente só trocasse e-mails, ou postasse discussões, mas não, é muito mais do que isto, o grupo existe no mundo real. Já se encontrou 5 vezes – e tão estruturado está que hoje, na sua reunião de 1º. aniversário vai se encontrar para uma reunião de trabalho – ou seja, já tem filhotes: – 9 sub-grupos que vão discutir como fazer o grupo funcionar de forma mais estruturada, com “managers” que vão cuidar da área de jobs, patrocínios, parcerias, responsabilidade social, marketing, moderações, imprensa, ouvidoria e palestrantes, tudo com o objetivo de que o grupo possa cada vez mais fornecer contéudo que seja criado a partir do interesse das participantes.

Então, se o sub-grupo Ouvidoria ou Moderações detectar que elas querem conhecer mais sobre assuntos como “Gestão de Carreira”, Mundo do Empreendedorismo” ou “Como Aplicar na Bolsa”, uma engrenagem complexa entrará em ação, buscando um palestrante, encontrando uma empresa que patrocine o evento, divulgando este evento na imprensa, enfim, tudo para que as coisas aconteçam de forma mais rápida e com o menor custo possível. E depois do evento, tudo de novo. Assim, teremos sempre a garantia de ter conteúdo atualizado e atendendo as necessidades do grupo.

As pessoas me perguntam, como consegui isto. Minha resposta mais honesta possível é: “não sei”. Porque meu esforço inicial foi maior do que o atual, com certeza - o grupo se multiplica e só consigo creditar este crescimento a esta necessidade que as pessoas têm em contar suas experiências, porque elas vêm – e com elas todo um mundo de informação, experiências, que compartilhada e que ao final formam este maravilhoso mundo que é o grupo Mulheres de Negócios, um grupo cheio de talentos, idéiais, desafiador, fazendo diferença, disseminando melhores práticas, mudando um pouco e para melhor o que está por aí.

Só posso dizer que isto é um sonho realizado, uma conquista que me dá alegria e prazer todos os dias que me conecto à internet e vejo lá: “6 people joined the group” “7 people joined the group”.

Lembram daquele filme com o Kevin Costner, o “Campo dos Sonhos” – há uma frase meio simbólica que diz: “Construa e eles virão”. Bom, eu construí, e elas vieram. Não é ótimo? Agora me responda: você também não ficaria orgulhosa com tudo isto?

Obrigada a todas as mulheres do Grupo! Vocês são a razão de sermos o maior grupo feminino de negócios do LinkedIn!!! E talvez, modéstia a parte, o mais atuante, o mais divertido, o mais brilhante e o mais charmoso!
* Gladis Costa é formada em Letras, com pós-graduação em Jornalismo, Comunicação Social e especialização em Tecnologia e Negócios pela PUC-SP. Atualmente é Gerente de Marketing e Comunicação da PTC para a América Latina. Em março de 2009 criou o grupo "Mulheres de Negócios", maior rede feminina de negócios do portal LinkedIn.

Veja mais artigos sobre formas alternativas de marketing no portal Vitrine Publicitária.

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