A especialista Maria Cristina Caldeira conta um pouco mais sobre o assunto.
O que é o Seguro de Fiança Locatícia?
É uma das modalidades de garantia prevista na Lei do Inquilinato (8245/91), que se contrata por meio de uma apólice de seguro, em que o inquilino (locatário) é garantido pela Seguradora, e o proprietário (locador) é o segurado e único beneficiário do seguro.
Como funciona?
Primeiramente o pretendente a locação se habilita junto à seguradora, por uma avaliação cadastral. Aprovado o cadastro, o contrato pode ser formalizado prevendo-se a garantia do seguro. Mediante a apresentação do contrato de locação e do pagamento do prêmio do seguro, a apólice será emitida, podendo ter vigência anual ou pelo prazo do contrato de locação.
No caso de inadimplência do inquilino, após a comunicação à seguradora, o locador terá garantido efetivamente o recebimento mensal dos aluguéis e encargos previstos na apólice, durante todo o curso da ação de despejo até a efetiva desocupação do imóvel.
O que garante?
Além de garantir o pagamento referente à inadimplência do locatário em relação aos aluguéis e encargos legais, o seguro prevê, de forma opcional, a possibilidade de contratação de cobertura para os danos ao imóvel provocados pelo inquilino (exceto os danos provenientes do uso e conservação do imóvel, na forma da lei, aos danos à pintura interna e externa e multa por rescisão contratual). Também estão cobertas as despesas judiciais.
Benefícios
Para o inquilino é a forma mais pratica e ágil, livrando do constrangimento de buscar parente ou amigo para solicitar o já conhecido “fiador”.
Para o proprietário de imóveis é a única forma que efetivamente garante o recebimento dos aluguéis e encargos não pagos pelo locatário, independente de ação judicial, fora demais danos ou prejuízos causados.
E quanto custa o Seguro Fiança Locatícia?
O custo anual do Seguro Fiança fica em média 1,2 aluguel. No entanto, esse valor pode variar, de acordo com a análise de crédito feita pela seguradora.
* Maria Cristina Caldeira é economista e sócia-diretora da Unioncorp Seguros
Veja também:
- O que é VGV?
- O que é Habite-se?
- O que é Incorporação Imobiliária?
- O que é INCC?
- O que é Amortização nos financiamentos imobiliários?
- O que é IGP - Índice Geral de Preço?
- O que é Retrofit?
Boa Tarde .... Somos da Cidade de São Carlos Interior de São Paulo e gostaríamos de obter mais informações sobre este sistema de seguro locação . Somos uma IMOBILIÁRIA de porte médio e procuramos Parceria Comercial para esta atividade . Possui em nossa Cidade uma Empresa com o nome Porto Seguro com um desenvolvimento com muitas Imobiliária da Cidade . Dessa forma necessitamos de encontrar um Parceiro a altura para compor com nossa Imobiliária. Aguardo retorno , Caso venha a ser de interesse dos mesmo . Att; Marcos Casa Nova
olá queria q vcs mim esclaresesse uma coisa. e q eu aluguei uma casa e a dona mim cobrou doiis alugueis adiantado como seguro fiança. e nao tem abatimento em aluuguel nem devoluçao. isso existe ou ela ta querendo mim da um golpe. agradecida... valdete...
Valdete essa cobrança e ilegal, uma vez que o que ela esta propondo não é fiança e sim uma luva.
Olá! Esclarecendo os comentários anteriores, para que seja propriamente um seguro é necessária existência de uma proposta de contratação e posteriormente uma apólice, ambas emitidas por uma seguradora (por exemplo, Porto Seguro, Mapfre Seguros, Bradesco Seguros, entre outras). Caso não exista, isso pode ser qualquer outra coisa que a proprietária tenha dado o nome de 'seguro'. É preciso que os futuros inquilinos fiquem atentos. Se você está alugando um imóvel e gostaria de saber mais sobre essa modalidade de caução, leia o artigo que acabamos de publicar em: http://seguroseprevidencia.com/seguro-fianca-locaticia/. Até mais!
Esse tipo de seguro vem sendo cada vez mais comum, e os proprietários até preferem ter sua garantia de recebimento dessa forma do que o antigo modelo de fiador ou depósito calção.